FECHAR
Popup
 
 
Profissão dos primeiros votos

“Conceda-lhe no Ministro, por um ano, os panos da provação, isto é, duas túnicas sem capuz e o cíngulo e as bragas e o caparão até o cíngulo. Findo, pois, o ano e o término da provação, seja recebido à obediência.” (RNB 2,8-9). 


É de muita alegria para a ordem franciscana que, desde os primórdios do franciscanismo, o ano do Noviciado se faz de singular importância para o candidato que deseja viver as pegadas do Poverello de Assis.


Desta forma, como bem expressa a regra franciscana, tendo passado o ano da aprovação, seja-lhe concedido ao candidato a obediência. Assim se realiza a primeira profissão dos votos, ou seja, o candidato perante a comunidade conventual e o povo de Deus reunido, professa viver em obediência sem nada de próprio e em castidade no período de um ano.

Nesta celebração eucarística, acontece o momento do rito da profissão, no qual o noviço tem um dialogo com o ministro provincial, que representa toda a comunidade conventual e a igreja reunida, e expressa por livre e espontânea vontade o desejo de viver a radicalidade de seu batismo como religioso consagrado, recebendo assim a regra e as constituições da Ordem dos Frades Menores Conventuais.


Assim, professado os votos simples, o novo pós-noviço irá começar sua próxima etapa de formação no pós-noviciado, momento de consolidação da vivência dos conceitos evangélicos. Este período formativo acontece no percurso de tempo de quatro anos, em que a cada ano ele irá realizar a renovação dos votos temporários, até a sua profissão solene ao final da formação inicial, para começando assim a formação permanente.


Dessa maneira, no dia 2 de fevereiro de 2022, na Festa da Apresentação do Senhor ao templo, e dia da Vida Religiosa Consagrada. A província São Francisco de Assis do Brasil, convida a todos a participar da celebração eucarística, em que Frei Arildo Júnior Almeida Magalhães, professará seus primeiros votos religiosos. A celebração eucarística realizar-se-á as 19h30, na paróquia São Francisco de Assis, no bairro do Guarujá, na cidade de Cascavel — PR. 


 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas
DOE AGORA MESMO!