Não podemos iniciar a nossa história e dizer a você, querido leitor, quem somos sem lhe dizer de onde viemos e nossa origem.
Somos Frades Menores Conventuais, da Província São Francisco de Assis, chegamos ao Brasil, enviados pela Província de Pádua-IT, como missionários no ano de 1949 em Santo André – SP. E ao longo destes 76 anos de presença nesta terra por nós muito amada, desenvolvemos diversas missões e trabalhos, sempre seguindo o Evangelho de Jesus Cristo ao modelo de São Francisco de Assis. Hoje somos 42 frades com votos solenes e 2 frades com votos temporários (em formação), além de vocacionados nos processos de aspirantado e postulantado. Atuamos em 03 estados – BA/PR/SP – frente a 12 paróquias, além de projetos sociais e educativos e missões.
Agora que você conhece um pouco de nossa origem, podemos falar do SOS Vocações:
Fundado em Setembro de 1996, por um grupo de frades professos, que inspirados pelo ardor missionário de nosso Pai Seráfico Francisco, sentiram a necessidade de ir além, e se responsabilizarem pela própria formação, engajando sobretudo o leigo na propagação do carisma e formação dos frades estudantes.
A partir desta iniciativa nasce o SOS Vocações. SOS é o símbolo universal de pedido de socorro e ajuda. Vocações vem do latim "vocare" que significa chamar, ser chamado, é o chamado de Deus aos jovens que buscam a vida religiosa.
A junção destas palavras transmite o exato sentido do projeto, é um pedido de ajuda na formação de um novo frade, é o despertar para a colaboração nesta missão.
Com a generosidade de nossos amigos e benfeitores ao longo destes 29 anos o SOS Vocações já ajudou a formar cerca de 28 frades, que hoje estão a serviço da Igreja e do povo.
Ajude você também a formar um franciscano, e faça parte desta missão!